Look do Dia do Dia (7): SemelhanteXSemelhante

“Like enhances like”. Essa foi talvez um dos truques mais valiosos que aprendi no FIT, durante as aulas de consultoria de imagem. A máxima, repetida à exaustão pelos professores, significa que a melhor forma de realçar uma característica é combiná-la com uma característica parecida. Achou difícil? É mais simples do que parece e existem várias formas de aplicar.

A mais natural delas é achar um padrão ou característica que ocorre no nosso corpo/rosto e repetí-la no look. Replicar o nosso próprio contraste é uma das melhores formas de entender como a técnica funciona: se você tem cabelo e peles com a coloração muito próxima (baixo/médio contraste), é bem provável que uma blusa com baixo/médio contraste ficará ótima em você.

O mesmo acontece com as linhas do nosso corpo e nosso rosto. Já repararam como algumas pessoas têm linhas mais arredondadas e outras mais angulares? Replicar isso no look, seja através da estampa ou da modelagem, é um ótimo recurso para realçar um aspecto do corpo. Perceba que estamos falando de realce – e se você pensar, você já sabia dessa regra. Quantas vezes ouviu que linhas horizontais da roupa realçam as linhas horizontais do corpo?

looksdois

A parte mais legal desse recurso, porém, é usar as nossas características menos prováveis, como o cabelo. Looks harmônicos, desses que eu sempre digo, que o olho passeia dos pés à cabeça, costumam usar o cabelo como um recurso importante. Nos dois looks acima isso acontece super bem.

No look da esquerda a saia e o os cabelos têm uma conexão direta, um realça o outro na medida em que se parecem, já que ambos são longos, fluidos, com médio contraste entre si (luzes x vermelho/azul). O look todo realça linhas verticais nos cabelos e na saia somados ao colar longo, à fenda da saia, à bolsa longa e à linha imaginária que a jaqueta aberta cria. A fluidez chega até a jaqueta de couro, que parece ter um couro molinho, que não cria “pontas”.

No look da direita (que roubei lindamente do Pinterest do Modices), o padrão criado pelo cabelo se repete na estampa da calça e no lenço da cabeça. O cabelo também empresta para o tênis uma das suas características, o volume, que dá sentido ao calçado e deixa o look harmônico. O lenço como está mais perto do rosto, tem o contraste parecido com o da pele com o cabelo – a calça, longe do rosto, não necessariamente precisa seguir esse padrão.

Interessante, né? Eu acho. O truque é conhecer o próprio corpo e escolher o que você quer realçar, de acordo com o que você está sentindo naquele dia ou com o que você ama em si.

Anúncios

2 comentários sobre “Look do Dia do Dia (7): SemelhanteXSemelhante

  1. Pingback: Look do Dia do Dia (8): Sem Acessórios | She Calls me Mary

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s