Procurar substitutos é uma das formas de lidar com o que não nos faz bem. Passamos a vida viciados em ajustar detalhes, trocando um botão aqui ou ali, colocando uma colher a menos de manteiga na panela. Vamos reformando nossas escolhas em busca de corpos mais saudáveis, de rotinas mais saudáveis, de relacionamentos mais saudáveis. Queremos o que há de melhor para nós mesmos, e por isso, ajustamos horários, fazemos restrições, cortamos e colamos pessoas na nossa vida.
Nos habituamos na busca pelo adequado, nos acostumamos a procurar o encaixe perfeito aparando arestas, nossas e alheias. Queremos o pão sem glúten, o leite sem lactose, o par sem defeito. Nos adaptamos aos relacionamentos sem açúcar e aos brigadeiros sem emoção.
Mas amar é gordo. Tem que ser. Tem que dar prazer e dor de estômago. Tem que ter o melhor gosto do mundo, mesmo que dê uma dor de cabeça aqui ou ali. Trabalhar é a saladinha de rúcula com rabanete. Amar é a colher de doce de leite cheia no fim do dia.
Amar é uma mistura ilógica de ingredientes que, se bem misturados, se tornam uma perfeita coisa só. Um bolo. Com calda. E sorvete. Amar é textura e consistência.
Quem ama sem glúten tem casa bonita, férias incríveis, um potencial enorme e uma aparência definitivamente atraente. Pode ser mais saudável e mais bonito. Mas, se puder escolher, escolha o que, mesmo com os piores ingredientes, consegue ser o mais delicioso, desses que deixa sorrisos e marcas permanentes.
Porque o amor que a gente quer, que a gente quer mesmo, é o que tem farinha. E açúcar, e manteiga, e sal, e corante, e espessante e, claro, conservante.
Adorei o texto. Só não compartilho com você a presença do conservante no amor gordo…. pra mim, ele não existe. O amor gordo é bem mais perecível do que o amor pasteurizado, Nina… on the other hand, o amor gordo necessita ser consumido por completo e, depois, ser renovado.
E as novas receitas desse amor precisam ser escritas e feitas a quatro mãos.
525.600 minutos por ano de amor e de “glúten” . Assim é a vida. Precisa de tempero para ser gostosa