Tendência ou Praticidade?

Acho incrível a forma que a gente consegue ver as coisas de outros ângulos quando muda de contexto. Morando aqui em NY, passei a observar a moda por outro ponto de vista e percebi que muito do que pensamos ser “trendy” é nada mais que uma questão de pura praticidade.
trends
Acho bastante razoável, em um momento em que as imagens de streetstyle influenciam bem mais o que temos vontade de usar do que as publicações tradicionais ou catálogos de moda, que entendamos alguns hábitos recorrentes como tendência. Observar, reinterpretar e aplicar nos nossos looks é o próximo passo. Mas será que faz sentido fora do contexto?

No grupo do Modices no Facebook, houve uma pequena discussão sobre o uso dos casacos sobre os ombros, sem vestir os braços, que vemos algumas blogueiras usando.

A verdade é que esse é um hábito comum, pelo menos aqui por NY (e que eu só fui observar recentemente, quando o outono chegou por aqui). Eu mesma já usei dessa forma mil vezes, mesmo achando bastante esquisito.

Quando todos os lugares têm aquecedor ou a temperatura varia de 15º a 3º no mesmo dia, camadas são super necessárias, assim como um bom overcoat. Mas casaco pesa e você tem que tirar e por o tempo todo, e às vezes não tá tanto frio assim no momento, outras vezes você vai sair de um lugar, andar 3 quarteirões e voltar pro quentinho, ou você está só saindo do restaurante para o táxi… Em todas as situações é comum apenas jogar o casaco por cima dos ombros e viver.

Obviamente, chegando o frio, mais looks invernais começam a pipocar nos blogs de streetstyle. Em um movimento bastante natural, as publicações que “traduzem” tendências procuram enlouquecidamente por pontos comuns de convergência e pronto: um hábito é interpretado como “modinha”.

E nós, nos trópicos, tentamos nos adaptar, jogando cardigans e blazers sobre os ombros, numa tentativa de ficar “por dentro”, incorporando um hábito estranho que nada tem a ver com nossa cultura ou contexto. E agora?

Anúncios

6 comentários sobre “Tendência ou Praticidade?

  1. Eu uso sempre assim, do jeito que voce falou, apenas para ir ate o carro, sair de um lugar quente para outro. Nao vejo nenhuma polemica nos ombros!

    Responder
  2. Minha mãe ( de 91 anos) sempre usou “casaquinhos” assim.
    Para quando tem um ventinho, um friozinho, tudo assim no diminutivo. Quando sai do diminutivo, ela sempre veste o casaco!

    Responder
  3. Acho interessante a discussão, mas a vida inteira usei casaco assim (sou do RS) e minha mãe, e minha avó… só consigo entender que isso pode ser polêmica pra quem mora em lugares que faz calor o ano todo.
    Mas que ótimo este seu olhar. Adoro o seu blog. Bjos

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s