Minha Irritação com Friends

Então, aqui nos EUA, a Nickelodeon exibe na sua programação noturna vários episódios seguidos de Friends. Parece que há algo de errado com a afirmação, mas é isso mesmo: Friends na Nickelodeon. Aparentemente, Friends é hoje um sitcom ~adolescente~?

Voltando um pouco no tempo… Friends sempre foi minha série favorita na vida, e olha que minha “cartela” de séries é imensa. De repente, eu conheci How I Met Your Mother e tudo mudou. Já assisti todas as temporadas (and counting…) e re-assisti quase todos os episódios mais de uma vez.

No Brasil, eu e marido temos o hábito de assistir Friends todos os dias antes de dormir – passa 1am na Warner. Até que Friends começou a realmente me irritar, sem que eu conseguisse entender o porquê. Naturalmente, passei a assistir HIMYM no lugar de Friends todos os dias (thanks, Fox).

É impossível não comparar as duas séries, sorry.

Quando eu tinha 13/14 anos e comecei a assistir Friends, olhava para os personagens e pensava que com 23 anos (e depois com 30 e depois com 33) a minha vida deveria ter aquele ritmo/configuração. Foi outro dia que, assistindo ao episódio The One They All Turn 30, eu vi que não era nada daquilo. E aí eu entendi minha irritação – e toda a razão de HIMYM ter roubado o lugar de Friends no meu coração. Rachel, Ross e os outros não são da minha geração, eles têm outras histórias, outras ambições, outras formas de se divertir. Eles se encontram no café, gente.

Quem se encontra no bar? Ted, Marshall, Lilly, Barney e Robin.

O segundo ponto de irritação, e talvez o mais “grave”, é a falta de fluxo contínuo nas histórias de Friends. Depois de assistir (e, repito, re-assistir) HIMYM, é difícil não se aborrecer com os furos de roteiro de Friends. Era uma outra época de sitcoms, sem dúvida, com outro público e acho que a storyline não era tão importante. Eu entendo isso. Mas eu sou da geração HIMYM.

Em Friends, toda história é superficial, storylines são totalmente abandonadas, personagens que parecem importantes não aparecem nunca mais (os pais da Phoebe, por exemplo), faltam cenas reais da faixa etária como álcool, sexo, drogas, relação com os pais, problemas no trabalho… Ou seja, como todo fã de HIMYM sabe, o oposto da nossa série favorita.

No fim, Friends é infanto-juvenil, como bem percebeu a Nickelodeon. Uma delícia de assistir, ainda sei os diálogos de cór, ainda sou apegada a todos eles. Mas sem dúvida, perdi o impulso de procurar me identificar com os personagens. Não sou mais a Rachel. Sou a Robin (né, Liv? ;)).

Anúncios

5 comentários sobre “Minha Irritação com Friends

  1. Eu não chego a me irritar com Friends porque entendo que aquilo ali datou. Se você parar pra pensar, a série acabou há uma década! Sigo tendo Friends como uma das séries do coração, mas HIMYM é aquela que carregou bonito o legado, atualizou, modernizou, a porra toda <3

    Responder
  2. Eu AMAVA friends também, com todo o meu coração. E na mesma época detestava Seinfeld (eu pensava que tinha imagem ruim e só gente feia). Mas, na última temporada de Friends (nem cheguei a saborear tanto a última temporada), comecei a baixar Seinfeld e a achar friends “bobinho” e acho que o bobinho era exatamente isso que vc falou.
    É uma delícia de ver, mas não tem uma transgressãozinha, não tem um desconforto. É o seriado para a família assistir sentada sem se sentir incomodada.

    Hj em dia qnd me perguntam a melhor série de comédia de todos os tempos, eu to com os críticos: ninguém supera Seinfeld. :)

    Já How I met your mother não me fisgou :(

    Responder
  3. Nossa, isso é tão verdade! Eu fiquei viciada também em HIMYM e me identifiquei super com eles, acho que sou um pouco parecida com o Ted aliás haha.. E ainda que adoro friends, sem dúvida é meio “abilolada” e pouco próxima de qualquer realidade. Uma série para adolescentes/pré-adolescentes assistirem e acharam que ser adulto é aquilo. Mas não é! Bjs

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s