Sobre Espaço Privado na Web

Disclaimer: Minha intenção não é discutir casos específicos, gente que ataca o outro sem nenhuma razão aparente e, muito menos, para analisar o que é crítica construtiva e quem está disposto a aceitá-la. Nada disso. Isso é outra história.

Por trabalho e por pura diversão, acompanho os mais diferentes blogs, perfis do twitter e do instagram. Há algumas semanas, começou a me chamar a atenção o comportamento dos donos desses espaços na web, clamando por respeito a seu espaço pessoal. E, há algumas semanas, não paro de pensar a respeito da sensação de espaço privado na internet.

O comportamento que tenho visto se repetir, nessas três redes, é o seguinte: a pessoa posta uma foto no instagram, alguém comenta que achou ruim/feio/podre, a pessoa vai lá e bloqueia. Ou, o blogueiro faz um post, recebe um comentário criticando (de forma maldosa ou não) e responde dizendo que se a pessoa não gostou, está convidada a se retirar do blog. O que acontece? O dono do perfil ou do blog se sente invadido? Parece que sim. Afinal, o seu perfil é seu espaço pessoal.

Mas é mesmo? Imaginando uma situação hipotética e absurda: Eu chego na varanda da minha casa, grito que odeio cachorro porque eles fazem cocô na rua. Minha vizinha da frente é a única que consegue ouvir, mas conta pra vizinha de trás que eu gritei isso na varanda. A vizinha de trás bate na minha porta e diz: “Eu não gostei do que você falou, acho que você é ignorante”. Eu tenho o direito de me sentir invadida? De achar que meu espaço privado foi atacado?

Porque é assim que eu imagino quando a gente declara qualquer coisa na internet. Que estamos falando para alguém ouvir, que pode não gostar e contestar e brigar e atacar. E aí você defende com unhas e dentes um espaço que lhe parece privado. É como pedir para todos os seus conhecidos te mandarem uma carta, anônima ou não, dizendo o que acharam da sua roupa na última festa. E quando alguém mandar a carta, anônima, dizendo que você estava horrorosa, você vai achar um absurdo a pessoa ter se dado o trabalho de escrever alguma coisa só pra falar mal de você.

Acho que abrir o espaço pessoal é arcar com as consequências da exposição. É uma escolha que a pessoa faz. Não acho necessariamente que os espaços pessoais, e aí entram os perfis online, devam ser democráticos. Acredito muito no “Minha casa, Minhas regras”. Mas se você abre sua casa para desconhecidos, sabe que vai ter consequências. Não dá pra ficar surpreso quando isso acontece no seu perfilzinho do instagram, certo? Não dá pra sentir que aquele espaço é privado, principalmente quando você ganha dinheiro com a própria exposição.

Qual é a credibilidade dos que se sentem invadidos na web, mas são incapazes de fechar o perfil?

Anúncios

5 comentários sobre “Sobre Espaço Privado na Web

  1. Percebo que muitas pessoas buscam na Internet aprovação e elogios, não um debate das idéias expostas, além disso grande parte também não sabe receber críticas ou questionamentos. E aí acaba naquilo: “ou você concorda comigo e gosta de tudo que eu faço, ou clica no x ali em cima”.

    Responder
  2. Nossa! Super me identifiquei! Porque eu sempre digo isso…. As pessoas postam cada passo da sua vida no Facebook, postam todas as suas fotos, e depois quando rola alguma fofoca se sentem com a privacidade invadida. As pessoas só vão invadir a sua privacidade até o ponto em que você as permite invadir!

    Responder
  3. Outro dia fiz um post que falava sobre Batman e Pop Art e uma criatura escreve “Sua boca me incomoda”. Eu dei o direito a ela de dar uma opinião sobre a minha boca só porque postei uma foto minha? Eu não disse “Minha boca é linda não é? Então gente pode deixar sua opinião nos comentários”, sabe? Quando a gente vê uma pessoa na rua, podemos até fazer esse tipo de comentário maldoso entre amigos (hipocrisia é dizer que não faz), mas ninguém levanta e vai cutucar a pessoa pra dizer, sabe?
    Se fosse só discordância de ideias, tudo bem, mas infelizmente a maioria dos casos é maldade pura mesmo.

    Responder
  4. Tudo tem limite é isso que acho.Ninguém quer ser xingado ou humilhado.Não gosto dessa coisa de apareceu se prepare pra tudo que vier junto.Acompanho tb vários blogs, vi uma das blogueiras com mais seguidores do Brasil passar por uma.Uma leitora colocou um vídeo de anos atrás, ela tinha tirado fotos de biquíni e calcinha fio dental e no blog ela só aparece bem vestida com makes como ela fala bafônicos.A leitora postou dizendo mostra isso pras pessoas que te acompanham seu passado é negro.Achei pura maldade e bizarro.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s